na muktã devagandharvãh pitaro yaksakinnarãh
rsayah sarvasiddhãsca gurusevãparãnmukhãh
45- Those who are averse to service of the guru preceptor cannot be completely liberated, even if they are gandharvas, pitris, yakshas, charanas, rishis, siddhas, or devas.
45- Aqueles que são avessos ao serviço do guru preceptor não podem ser completamente libertados, mesmo que sejam gandharvas, pitris, yakshas, charanas, rishis, siddhas ou devas.
gandharva é a designação de seres celestiais muito dotados para a música.
pitris são chamados de ancestrais lunares da raça humana
yaksha o nome de uma ampla classe de espíritos da natureza, geralmente benevolentes, que são responsáveis pela manutenção dos tesouros naturais escondidos na terra e das raízes das árvores
charanas uma classe de semideuses menores especializados em recitar louvores
rishi é aquele que conhece ou vê, portanto, um rishi é um vidente,é um termo védico para uma pessoa realizada e esclarecida. Os Rishis compuseram hinos dos Vedas
siddha"alguém que é realizado". Refere-se a mestres aperfeiçoados que alcançaram um alto grau de perfeição ou iluminação física, bem como espiritual, almas liberadas. Siddha também pode se referir a alguém que atingiu um siddhi , capacidades paranormais.
deva é um dos diferentes tipos de seres não-humanos. São mais poderosos, vivem mais e, no geral, têm uma existência mais satisfeita que a média dos seres humanos, deva significa resplandecente, brilhante, aludido à sua aparência luminosa. Como adjetivo significa algo divino, celeste, glorioso.
om shri gurave namah
Nenhum comentário:
Postar um comentário