domingo, 27 de outubro de 2019

Eu experimento o soma



ham sim somãtmane tarjanibhyãm svãhã

I experience soma in the form of mind in the index fingernas ham-sim
Eu experimento soma na forma de mente no dedo indicador ham-sim

ham significa éter
sim significa atman e também a totalidade

Na tradição védica , soma  é uma bebida ritual, um nectar. Beber soma produz imortalidade. Na prática do khecari mudra podemos sentir o paladar deste soma produzido pela ação das glândulas, da energia e da mente no organismo, sendo este liberado na laringe.

Khecarī Mudrā  é uma prática de hatha yoga realizada enrolando a ponta da língua de volta na boca até alcançar acima do palato mole e na cavidade nasal .

No  Rigveda (8.48.3) é descrito:

ápāma sómam amŕ̥tā abhūma
áganma jyótir ávidāma devā́n
kíṃ nūnám asmā́n kr̥ṇavad árātiḥ
kím u dhūrtír amr̥ta mártiyasya

Bebemos soma e nos tornamos imortais; nós alcançamos a luz, os Deuses descobriram.
Agora, o que a malícia do inimigo pode fazer para nos prejudicar? O que, ó imortal, decepção do homem mortal?

'Kha' significa Akasa e 'Chari' significa mover-se. O iogue se move no Akasa, para o espaço.
Kechari significa: "Voar pelo espaço vazio". E é exatamente isso que fazemos.

Kechari une Sushumna, Ida e Pingala no terceiro olho e produz êxtase. Essa união transforma o sistema nervoso central. Essa prática reconecta o corpo inteiro e o prepara para quantidades imensuráveis ​​de luz ardente. 

Quando a língua  tocar no topo, o ponto mais alto; aí está o nucleo do êxtase. Este ponto está realmente sob a hipófise, que em conjunto com outras glândulas, produzirá amrita ou o néctar da imortalidade. Esse néctar é tanto físico quanto energético e  mental. O componente físico provavelmente pode estar associado às secreções de quatro glândulas: glândulas pineal, hipofisária, hipotálamo e tireóide. Esses quatro estão conectados de uma maneira ou de outra, pois todos trabalham em conjunto.

No khechari, a língua entra no kha, o espaço da cavidade oro-nasal superior. O tantra continua apontando que, na fase preliminar da prática do mudra, o iogue tem um sabor salgado ou metálico e, em um estado mais avançado, ele reconhece um sabor de xarope. Depois disso, ele poderá provar todos os tipos de sucos com sabores diferentes, como sangue, licor, ghee, manteiga e leite.

Nós podemos experimentar esse néctar por curtos ou longos períodos de tempo, dependendo da evolução e desenvolvimento da prática.

Na mente este estado de êxtase é possível até mesmo durante as atividades cotidianas nas ações kri e divindade ya , kriya que deve ser praticada a cada respiração.

om shri gurave namah


Nenhum comentário:

Postar um comentário